Por Jerusa Helena Bittencourt
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realiza nesta quarta-feira (11), das 8h às 17h, uma oficina de educação ambiental voltada à prevenção do atropelamento de fauna silvestre. O evento acontece na Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça e reúne representantes de diversos órgãos públicos e instituições parceiras.
Participam da oficina integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Concessionária Nova Rota do Oeste, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Instituto Impacto, além das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sema). Ao todo, mais de 40 pessoas participam do encontro.
De acordo com a superintendente de Educação Ambiental e de Atendimento ao Cidadão da Sema, Juliana Carvalho, o objetivo é fortalecer a articulação entre os diferentes setores envolvidos na temática. “O objetivo é fortalecer a articulação entre os atores envolvidos e contribuir para o desenvolvimento de ações educativas que auxiliem na redução dos impactos sobre a fauna silvestre no Estado de Mato Grosso”, destacou.
Durante a programação, os participantes discutem propostas de ações de educação ambiental com foco em intervenção, comunicação e formação, buscando estratégias integradas para reduzir o número de animais atropelados nas rodovias do Estado.
Entre as principais causas apontadas para o atropelamento de fauna estão o excesso de velocidade, a falta de sinalização adequada, a proximidade das estradas com áreas de água — como pântanos, córregos, rios e lagos — e a migração de animais em busca de alimento.
Dados apresentados pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema mostram que, em 2024, o órgão ambiental investiu mais de R$ 84 mil no atendimento de 90 ocorrências envolvendo animais atropelados, dentro de um total de 1.671 atendimentos realizados em todo o Estado. Ao todo, 33 espécies silvestres vítimas de atropelamento foram atendidas. Os dados referentes a 2025 ainda não foram consolidados.
Somente na Estrada Parque Transpantaneira, no período entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, a Coordenadoria de Fauna registrou 102 animais mortos nas pistas e acostamentos. Desses, 24 eram mamíferos, 24 aves, 40 répteis e 14 anfíbios.
![]()
Crédito - Karla Silva
Fonte: Sema - MT
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !